ORIGEM DA DIVISÃO DO POVO LUNDA

O REINO DA LUNDA  OU (Aruwund)
As potencias colonizadoras só reconhecem o estado Áfricanos, aquanto a conquista do continente. O périodo que se refer do reino Lunda, nos anos de 1050 a 1887, este reino já estava florescente e de uma cultura bem viva, cheio de seus habitos, costumes e o seu Estado se encontrava bem constituido. Quando falamos do império Lunda, falamos também dos Lundas do Ocidente, denominados Cokwe, Luvales, Nganguelas, Luchaze, Mbundas e tanto outrso que se encontram no território do reino de N"gola, e Zâmbia.
O Reino da Lunda (1050-1887), também conhecido como Império Lunda, foi uma Confederação africana pré-colonial de estados, desde o Katanga, Fazendo o Rio Raz  até Liambeji ou Zambeze e o noroeste da Zâmbia. O seu estado central ficava no actual Katanga ou a capital Imperial a famosa MUSSUMBA.
O Reino da Lunda ficou dividido entre os século XIV, quando ocorreu as guerras intestinais na Corte da Família Real do Império entre o século XIV, XV ou XVI e por causa do tabú da Soberana Lueji. O Reino dividiu-se em trés partes, sendo:
O Reino Lunda Luba; século XV
O Reino Lunda Cokwe; Século XV
O Reino Lunda Ndembo; Século XVI
Os Cokwes estabeleceram no seu próprio reino, língua e costumes, Fundaram outro Estado,  a Lunda Oriental, porém a verdade dos factos ocorridos, está sendo escrito actualmente num trabalho investigativo, que os leitores terão em vossas mãos nos proximos tempos. Os chefes Lundas e o povo continuaram a viver na região Lunda porém diminuidos de poder. O Rumo da História é diferente, da que conhecemos nas Universidades da Europa ou mesmo de alguns países de Africa.

DA DIVISÃO A MUATIANVA
ESTE PERÍODO NA HISTÓRIA LUNDA

A história começa depois da Captura de Cipinda Ilunga, daí para diante, o império Lunda toma outra direcção da dinastia.
O Império Lunda foi fundado logo antes da separação, por Khonde Matit, pai de todo este povo separado que hoje forma um maior cordão de diversos reinos do Continente africano.


No decorrer do ano de 1884, da era colonial (1884 - Conferência de Berlim) o coração da terra Lunda foi dividido entre a Angola portuguesa, o Estado Livre do Congo do rei Leopoldo II da Bélgica e o noroeste da Britânica Rodésia, que viriam a tornar-se em Angola, R.C.Congo e Zâmbia, respectivamente.


Muene Ndumba Watembo, Rei Lunda-Cokwe nos anos 1874
                             
As Dinastias do Reino Lunda.

Essas dinastias tem sua origem a partir do coração do próprio povo Lunda pré historico, o povo MBUNGO, e o primeiro fundador ou organizador politico do ESTADO LUNDA, Yala Mako, ou seja Yala Yamuaka, significa que Unhas de longos anos, titulo do poder politico agarrado a longos anos.
Yala Yamuaka, segundo a tradição oral Lundês, era irmão mais velho de Kunde, casado com a Konde (Feijão e banana)nomes originárias da língua Lunda, aqui escritos erradamente por Europeos que não sabiam pronúnciar as línguas Africanas, e este casal nasceu 3 filhos e uma filha de nomes; TCHINGULI, TCHINHAMA, NDODJI (Ndoji) e a LUEJI (Rweej ou Nawej). De acordo com a tradição, o título de poder político é transmitido através de LUCANO, uma pulseira de tendão ou MUJIPA seco, de um parente morto para que o futuro Chefe tenha coragem de governar.

Reza a mesma história, Yala Yamuako tem um outro irmão Thumba Kalunga, o Thumba é o paí de MUACANHICA, MUAMBUMBA, MUAKAHIA, MUANDUMBA e TEMBO.

Num dia desse, o TCHINGULI e o TCHINHAMA, foram beber a famosa bebida tOMBE ou seja hidromel em português, ao regresso a casa espancaram o paí deles, o velho KHONDE, criando-lhe infecções internas e ele velho, ao se sentir moribundo, zangou-se com os dois filhos e, chamou a “cassula” a ultima, a LUEJI KHONDE (RWEEJ) e vestiu-a, o LUCANO, deu lhe o poder de governar o Estado do Reino da Lunda.

Após a morte do  KONDE,  LUEJI KHONDE assumiu o poder. tornando-se uma brilhante chefe do Estado do Reino  Lunda, a Rainha de todos os filhos do Estado, e ela vivia com uma serie de governandas, entre elas a sua prima KAMONGA LUANJI, irmã da TEMBO, que é a mãe do Ndumba Tembo ou título politico de Dumba Watembo, filho menor de Tembo LUCOQUESSA irmã menor da NACAMBAMBA-MUSOPA NAMA, irmão de YALA-MUAKO.
Ninguém sabe ao certo em que século tudo isso aconteceu, são factos pré históricos e pré coloniais ou seja antes da chegada dos Europeus.

A Corte Real da Rainha LUEJI Khonde em Cokwe e RWEEJ em Lunda, era também composta por varias outras entidades do seu tempo, entre eles; Thinguli-Ca- Khonde, Tchinhama, Ndoji, Muambumba ou Muakanhika, irmãos e toda a família real Lundês. Foi um Reino economicamente muito forte, com uma agricultura muito bem estruturada, trabalharam o ferro, o cobre e os tecidos, marfim e artesanato, foram fortes no comércio de escravos na região ocidental de África.

É no auge da sua governação que todo o mal aconteceu ao Estado do Reino Lunda, a formação do Império, e a decadência do mesmo e praticamente o desmoronamento do grande pontentado de África.

Certo dia, trabalhadores da rainha que faziam Tobe, foram dia seguinte a busca do Tobo no local onde é extraida, não encontraram Tobe, só apena carne este caçador tivera Deixado no local. Assim os trabalhadores da rainha voltaram e tendo informado o acontecimento a rainha que reuniu de emergência para capturar o estranho.
Certo dia, os soldados trouxeram o ladrão da tribo Luba, chamado ILUNGA, e grande caçador que foi apanhado quando roubava a famosa bebida Tombe e deixava carne no local, ou seja hidromel, que era parte servida para a corte real da Rainha LUEJI. Uma reunião de emergência do Corte real da segurança foi convocada para se decidir e saber esta pessoa estranha no território do grande Estado Lunda. A maior parte dos membros da Corte decidiram matar o ladrão quando o acharem. A Rainha LUEJI disse aos homens da ordem e segurança das comunidades para quando o capturar que tragam-no vivo, e porque engraçou-se no seu coração com o ladrão, pediu aos membros da Corte, para que não o matassem.
Homens de segurança do império Lunda assim decidiram controlar a zona de Tombe e que tragam o malfeitor. Assim foi feito e capturado Ddo famoso Cipinda Ilunga, «O Caçador Ilunga». A rainha Luiji Khonde viu a formosa e beleza que este caçador era disse e que fosse viver no seu quintal como escravo e mão-de-obra na construção de residências. Pedido aceite pelo grupo da corte real. ILUNGA foi viver no quintal da LUEJI como seu escravo. Durante a sua estada no quintal da Rainha, ILUNGA passa a ter relações íntimas com a prima e a própria Rainha Lueji.
A Lueji como já tinha a pretensão de ficar com ele como refém, dias depois, surpreendeu família e chefes da Corte, a convocação de uma Assembleia Estadual e apresentado o ladrão como seu esposo.
O facto gerou descontentamento no grupo do reinado e do Estado do grande império Lunda. A situação gerou grande violação e que é tabú dos povos Lundas  ARUWUND, um estranho chefiar o povo de outra origem. Constituía em os membros da corte ou simplesmente “MUANANGANAS” que significa também “proprietários da terra” ou “Mwaantaangaand” nunca contraírem o matrimónio com um VASSALO ou TCHILOLO. Portanto, como é uma violação de um PACTO SAGRADO do regime, os membros da Corte revoltaram contra a Rainha Lueji.

O desmoronamento da corte da Rainha Lueji, tem lugar com a saída massiva de grandes nomes de personalidades da família Real Lunda ou ARUWUND. Chinguli-Cha-Khonde inaugura a emigração, a partir da Mussumba, procurar outras Zonas para fundar o seu reino ou estão. Dias depois os seus irmãos e irmãs, Chinhama, Ndodji, Thumba Kalunga (Muacanhica, Muambumba, Muakahia, Muandumba e Tembo) e um punhado de populações inteiras descontentes com a violação do pacto sagrado seguiram a ideia do irmão mas velho Chinguli-Cha-Khonde.
As etapas importantes do Reino da Lunda, desde YALA YAMUAKO até MUAAT YAAV, e o nascimento da palavra “AIOKU KU TCHINGULI” o termo AIOKU que a LUEJI usou pretendia explicar aqueles que querem ir, podem ir, etimologia da língua Cokwe e, é aqui o nascimento de uma parte de um grupo do povo Lunda e Cokwe; Luvale e entre outros que ocupam o território de Angola, Zâmbia, RDC, e outros países da África. aruwund, que hoje conhecemos como povo COKWE significa estranhos das minhas ordens os deixem ire ao Chinguli o Rebelde que não aceita a minha decisão.
A Figura a baixo, faz parte do grupo acompanharam o Chiguli, da mesma família e grupo.

Rei Mwene Kapenda Kamulemba


Este Soberano Lunda Cokwe, Celebrou o 1.º Tratado de Protectorado com Portugal 1885
Mwaantaangaand do Reino da Lunda

• Nkonda Matit (Séculos XI ou XVI) não há precisão.
• Cibind Yirung ( Governou entre 1600 - 1630)(ILUNGA)
• Yaav I um Yirung (Governou entre 1630 - 1660)
• Yaav II um Nawej (Governou entre 1660 - 1690)
No próximo texto falaremos de Cipinda Ilunga (Cibind Yirung), do MUAAT YAAV e do nascimento do Cokwe (Aioku) ou seja aie kuowo. é as dinastias das ambas as partes...até a fundação em 1956 do ATCAR Movimento do resgate da Independência do REINO DA LUNDA, este movimento também conhecido por Associação dos Cokwe de Angola, Congo e Rodésia Britânica, fundada por Abrás Muhunga Muatchissengue Watembo e Smart Tchata, a partir do Congo Bélgica.